terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Pepino agridoce com gergelim - Chic e bãoooooo!!!

Oi amigos e queridonas!!!!
Estou na maior correria , quer dizer estamos porque deu uma febre na mulherada blogueira que começou em dezembro e foi entrando janeiro a dentro que gesuis ... bom não podemos reclamar isso é muito positivo não é?? Dizem que mente vazia é oficina do ..... , mudou de dono a oficina agora é do alemão Alzeimer , piada infâme né??? Até porque sabemos que não é esse o inicio do problema ... esses dias fomos a um restaurante japonês e marido me fez passar vergonha , a mocinha toda educada serviu uma entrada que tem um nome chic mais eu não lembro , e maridex pediu mais um aff! cara vermelha ! Entrei no tio Goo e peguei a receitinha fácil demais , e fiquei feliz ao saber dos benefícios do gergelim preto , e agora tenho colocado em todas as saladas vejam só ... mores valeu a força com a brincadeirinha que fiz na mochila fiquei toda feliz , bjimmm

Receita do Pepino Agridoce
  • 1 kg e 200 g de pepinos tipo japonês
  • 1 colher de sopa de sal
  • 2 copos de açúcar
  • 1 copo de vinagre de arroz
  • 1/2 copo de azeite
  • Gergelim preto e branco
  • Molho:
  • 2 copos (americano) de açúcar
  • 1 copo de vinagre branco (eu uso de arroz)
  • 1/2 copo de azeite
    1. Cortar os pepinos em rodelas bem finas (use o cortador ou processador)
    2. Cobrir com água, adicionar uma colher de sal e deixar de molho por 2 horas
      Fazer o molho:
    1. Leve ao fogo e ferva, desligue logo que ferver, vai ficar um molho transparente
    2. Deixe esfriar durante as horas que o pepino ficar de molho, depois disso, escorra a água do pepino e misture tudo adicionando gergelim Receita no site Tudo gostoso
E aqui eu encontrei uma lista de benefícios do gergelim que não é caro , vc encontra em casa que vende ervas , coloquei em um potinho no armário , fica super bonitinho e não interfere no sabor .

O Gergelim deve ser consumido idealmente na sua forma integral: cru e com casca.

Indicado pela medicina Ayurvédica para diminuir a acidez do sangue, fortalecer a pele e principalmente para aumentar a atividade cerebral. Ameniza os efeitos de sobrecarga física e é importante fonte de reposição de cálcio.

O gergelim apresenta sabor doce, característica neutra e ação principal no fígado e nos rins, onde aumenta a essência (Yin) e fortalece suas funções. Igualmente, tem efeito tonificador sobre o sangue.

INDICAÇÕES PARA O USO DO GERGELIM

- Combate esgotamento nervoso ou mental;
- Combate o estresse e perda de memória;
- Combate a depressão nervosa, irritabilidade ou desequilíbrio nervoso;
- Previne o enfarto do miocárdio e a trombose arterial;
- Tonifica o fígado e os rins;
- Umedece os cinco órgãos;
- Fortalece os tendões e os ossos;
- Tonifica o estômago e os intestinos;
- Acalma o Qi do fígado;
- Clareia a visão;
- Refresca o sangue;
- Libera os efeitos tóxicos do calor;
- Tônico geral, principalmente após hemorragias;
- Trata deficiências de Qi baço, pâncreas e rins;
- Fortalece os membros inferiores;
- Combate dores lombares, de joelhos e reumatismos;
- Previne impotência sexual e;
- Evita a queda e branqueamento precoce dos cabelos.

Gergelim e o Sistema Digestivo

O gergelim umedece e lubrifica os intestinos. Esta ação deve-se à presença de ácido linol presente na casca de gergelim, aumentando o peristaltismo intestinal, o trânsito do bolo alimentar e ativando a circulação sangüínea na parede intestinal. Evita e trata a prisão de ventre e as hemorróidas. Nas gestantes com prisão de ventre em que o uso de laxativos é contra-indicado, deve-se tomar sucos desintoxicantes com gergelim para tratar este inconveniente.

O gergelim nutre e fortalece a energia dos rins, aumentando, conservando e repondo a essência sexual.

Age sobre o coração, através dos rins, evitando as taquicardias. Conserva e nutre os cabelos evitando o branqueamento precoce, pois normaliza a função da melanina.

Associando-se o gergelim à papa de arroz integral, promove-se o aumento da lactação, pelo efeito já conhecido sobre a Energia do Canal Curioso do Vaso da Concepção.

O gergelim é utilizado para aumentar a acuidade visual, quer seja diurna ou noturna, explicada pelo seu rico teor de vitamina A. A partir dos 45 anos, quando começa a diminuição da acuidade visual, é aconselhável ingerir gergelim de modo rotineiro. Outra ação é sobre a hiperexcitabilidade do nervo periférico levando ao quadro de neurite. O gergelim também tem ação antinflamatória dos nervos periféricos.

O gergelim tem efeito benéfico sobre a qualidade nutricional do sangue e seu teor ideal de ferro. Também atua aumentando a resistência das paredes dos vasos sangüíneos, fortalecendo todas as células do corpo

20 comentários:

  1. Oi Janne!!!! Lindo, o seu cantinho. Estou te seguindo.
    Gosto muito de pepino, essa receita deve ficar uma delícia!!!!
    Bjs
    http://princesaverenissima.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Janne!
    Seu cantinho está cada vez mais lindo!!!!!Sou sua seguidora já a bastante tempo e hoje passei para te convidar para dar uma passadinha lá no meu cantinho quero muito a sua opinião sobre as flores que pintei!!!!!
    bjossssss

    ResponderExcluir
  3. OI, Janinha querida !!!!
    Que saudades daqui, de vc...puxa, minha amiga...me perdoe pela minha ausência, mas tenho corrido tanto....vc me perdoa????

    Querida, eu estou com vergonha de deixar meu endereço....pra que a senhorita quer...posso saber ????rsrsrsrsrsrs...amiga, vou te mandar por e-mail,tá?

    Um beijão cheio de carinho!!
    Helena
    http://diaadiacorridinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Janne
    Não sabia de tanta propriedade benéfica do gergelim. Ótimo saber.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá Janne... gostei muito dessa receita... com certeza anotada pra logo logo entrar no meu cardápio... realmente o gergelim é bom e ele ja faz parte das minhas refeições... juntamente com a linhaça dourada... leia sobre ela e verá quantos benefícios ela traz...
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Janne...

    Vim retribuir a visitinha. Como não gosto muito de pepino já passei a dica pra minha irmã que adorou a receitinha com gergelim....hihihihi

    Adorei mesmo foi a mochila, ficou nota 10000.

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  7. Oiê..
    Flor vim so deixar minha marquinha aqui ^^
    XerO

    ResponderExcluir
  8. Um parece bom, vou fazer uma forcinha e tentar...
    Ale

    ResponderExcluir
  9. OI AMIGA LINDA!!!!TENHO GERGELIM EM CASA E COLOCO SOBRE A SALADA,"NUM" SABIA QUE FAZIA TANTO BEM ASSIM...VOU USAR COM MAIS FREQUENCIA! GOSTEI DA RECEITINHA, BEIJO!!!!♥

    ResponderExcluir
  10. OLÁ AMORECO, ESSA RECEITA PARECE MESMO BOA, NUNCA COMI PEPINO ASSIM, GERALMENTE SÓ FAÇO SALADAS. OBRIGADA PELA VISITA NO MEU CANTINHO . BEIJOCAS E TENHA UMA LINDA TARDE...

    ResponderExcluir
  11. Oi Jane! Vim aqui retribuir a visita. Notei que seu blog é bem diversificado, achei interessante. Vou voltar com mais calma - e com uma conexão melhor! Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Adoro pepino, mas só a verdura... nada de pepinos pra resolver!! A receitinha já copiei.

    bjinhos do mundodri

    ResponderExcluir
  13. Oizinho. bom dia... obrigada pela visita em casa, amei seu comentário..
    Olha, usei o primer primeiro e depois a base de artesanato branca. aí pintei a garrafa com duas demãos com a tinta camurça.
    Ela realmente fica numa textura muito boa e fica linda de viver.
    Eu ia deixar apenas com a tinta camurça, mas, aí veio a idéia das rosas e acho que ficou muito mais bonita com esses detalhes...
    Se precisar de mais alguma dica ou tiver alguma dúvida pode me escrever que te falo viu?
    Bjos lindos e volte sempre...

    ResponderExcluir
  14. Oi Janne! Adorei seu recadinho ontem no meu blog, te respondi, não sei se recebeu, que não sou parente da Lucia Klein!Não que eu saiba... Fiquei curiosa e fui conhecer o trabalho dela, realmente ela é muito talentosa! Adorei seu blog, muito lindo e organizado! Eu como sou nova nisso, estou arrumando o meu aos poucos...mas sempre que quiser, faça uma visitinha! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  15. Janne, adorei a receita, adoro COMER esse pepino...rsrs o gergelim já consumimos normalmente, mas nunca me atrevi a ir atras da receita.
    Obrigada por dividir.
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Oi Janne adorei sua visita no meu cantinho, sua descrição bate muito comigo, muitas idéias, muito amor, vontade de escrever...

    Hoje no meu blog postei sobre venda, e estou procurando parceiros para divulgar produtos, vale (quase) tudo.

    Se você conhece alguém que trabalha com artesanato e outras forurinhas e quer divulgar indica o cantinho.

    Bjs

    www.maniadesabrina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Janne, bom lhe conhecer via blog. Esse é um lado muitíssimo bom de blog. Conhecer pessoas de tanto lugares. Fernandópolis ainda vou olhar no google maps. Não conheço gergelim preto. Sua filha é linda. E os cabelos, né? Lindossss. Obrigada pela visita. Vamos nos visitar. Blog é assim, como amizade. Tem que ser cultivada.

    ResponderExcluir
  18. Olá Janne, foi um prazer tê-la em nosso blog... também faço essa receita, só que em vez de vinagre de arroz, uso saquê culinário! Beijocas

    ResponderExcluir
  19. Ai amiga ando tão ausente, mas sempre que sobra um tempinho corro aqui, não esqueço de vc não viu...
    bitocas muitas!!!

    ResponderExcluir
  20. Olá Janne
    Cheguei aqui pra conhecer o blog e já resolvi seguir. É muito bom.
    Uso o gergelin em um montão de coisas, mas nunca pensei nos benefícios pra saúde. Agora vou fazer um uso mais constante ainda.
    Sei que em receitas cruas é melhor aproveitado pelo organismo, mas temperar pedaços de um franguinho, passar no creme de leite,depois no gergelim e levar ao forno... é bom demais!
    Bjs
    Renata
    http://cercaviva.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Adoro!!!! Comenta aí ...